A
formação em musicalização visa aprimorar o trabalho com música em sala de aula e ampliar o repertório dos professores. O papel da música no desenvolvimento da oralidade e da consciência corporal é demonstrado por meio de exercícios vocais, jogos rítmicos e atividades com brinquedos cantados e parlendas, que são realizados e analisados em grupo. O curso contribui com a construção do planejamento, pois fornece subsídios teóricos que justificam a relevância educacional do uso da música como um recurso pedagógico que contribui não só para o desempenho escolar, mas também para o refinamento da sensibilidade das crianças.
Objetivos:• Ampliar o repertório de propostas lúdicas e atividades musicais.
• Subsidiar o trabalho dos profissionais de modo a favorecer uma didática mais criativa, permeada por música e capaz de contemplar os conteúdos lúdicos das culturas da infância.
• Incentivar o desenvolvimento de atividades que estimulem o interesse das crianças por variações de repertório musical que não se restrinjam aos produtos da indústria cultural.
• Estimular a reflexão sobre a linguagem musical.
• Explorar as qualidades sonoras do canto à capela.
• Abordar aspectos do desenvolvimento infantil, relacionando-os à importância da ludicidade.
• Estimular a pesquisa da música de tradição oral e da cultura popular brasileira como fonte de aprendizagem em sala de aula.
• Refletir sobre as influências sociodinâmicas das brincadeiras tradicionais e sua capacidade de orientar o comportamento infantil.
• Favorecer a transmissão e a continuidade da prática musical e das brincadeiras tradicionais.
Cada tema proposto de formação continuada da Parabolé pode ser de curta duração, realizado em um único dia, ou de modo continuado, espaçado ao longo de vários meses. Entre em contato para mais informações.