Letramento

A formação em letramento tem como proposta refletir em um sentido amplo sobre as relações e práticas sociais de leitura e escrita e aprendizagem do sistema de escrita. Se por um lado consideramos importantes as habilidades de leitura e escrita, por outro a participação efetiva da leitura e escrita em práticas sociais desde as infâncias também são essenciais. Mas, qual o sentido em utilizar textos escritos como a literatura, jornais, revistas em diferentes gêneros textuais, considerando as experiências e os conhecimentos prévios das crianças na aquisição da escrita na língua materna? Esta é a pergunta que nos levará para a reflexão por meio de apresentação de conceitos, escuta de experiências, propostas de atividades, com o objetivo de reconhecer as especificidades da alfabetização, compreendida como aquisição apropriação do sistema alfabético e ortográfico tendo como proposta os contextos de letramentos, entendido em eventos variados de leitura e escrita no desenvolvimento de habilidades de uso da leitura e da escrita nas práticas sociais em diferentes contextos sociais, principalmente o escolar.

Objetivos:
• Refletir sobre a alfabetização e o letramento considerando os contextos locais.
• Considerar as políticas educacionais que fundamentam e orientam o currículo em sala de aula e dos quais incidem avaliações nacionais como fontes de análise e reflexão que controlam conteúdos, currículos e formação dos profissionais.

Cada tema proposto de formação continuada da Parabolé pode ser de curta duração, realizado em um único dia, ou de modo continuado, espaçado ao longo de vários meses. Entre em contato para mais informações.