A
formação em jogos matemáticos tem como proposta inseri-los como recurso pedagógico auxiliando nas capacidades cognitivas dos educandos como raciocínio, cálculo mental, resolução de problemas. Piaget (1972) disse que a criança que joga desenvolve suas percepções, sua inteligência, suas tendências a experimentação, seus instintos sociais. Através dos jogos a criança aplica seus esquemas mentais a realidade que a cerca. Jogar contribui para a construção do pensamento formal capaz de manipular o raciocínio.
Segundo Kishimoto (2005) o jogo será conteúdo assumido com a finalidade de desenvolver habilidades de resolução de problemas, possibilitando ao aluno a oportunidade de estabelecer planos de ação para atingir determinados objetivos, executar jogadas segundo este plano e avaliar sua eficiência nos resultados obtidos. O uso dos jogos matemáticos tem por objetivo fazer com que as crianças gostem desta área do conhecimento, mudando a rotina da sala de aula e despertando interesse de todos envolvidos.
Objetivos:• Refletir sobre o papel da matemática frente aos novos paradigmas.
• Compreender a importância do jogo nas aulas de matemática para a construção da aprendizagem.
• Reconhecer a importância do jogo fundamentado na teoria de Piaget (conhecimento social, físico e lógico-matemático)
• Identificar o conceito matemático construído nas quatro operações e aplica-los através de jogos de tabuleiro.
• Analisar e explorar os jogos a serem trabalhados na oficina.
Cada tema proposto de formação continuada da Parabolé pode ser de curta duração, realizado em um único dia, ou de modo continuado, espaçado ao longo de vários meses. Entre em contato para mais informações.