A formação em história e cultura afro-brasileira e indígena oferece aos professores recursos teórico e prático para aplicar referências históricas e culturais de negros e indígenas em sala de aula. O curso mostra aos professores que a diversidade histórica e cultural desses grupos pode ser ensinada de forma lúdica e atraente para crianças e jovens.
A lei 11.645/08 instituiu a necessidade de preparar as escolas de ensino fundamental e médio para ministrar conteúdos ligados à história e cultura afro-brasileira, africana e indígena, como forma de melhorar a compreensão sobre esses importantes grupos étnicos, sociais e culturais que formam nossa sociedade.
O programa possui dois formatos: o curto, de 4 horas; e o longo, de 16 horas, este com maior riqueza de exemplos. Dentre as temáticas que envolvem o estudo das culturas negras e indígenas, o curso aborda principalmente aquelas que se conectam com as artes gráficas, as músicas e as festas.
Objetivos
• Estimular debates entre os profissionais da educação sobre a importância das leis 11.645/08 e 10.639/03 em sala de aula;
• Oferecer subsídios teóricos para trabalhar em sala de aula, de forma pedagógica, com temáticas da história e cultura africana;
• Apresentar formas de compreender e ensinar a diversidade dos povos indígenas do Brasil;
• Favorecer a compreensão e utilização da história do continente africano e sua diáspora para o Brasil na intenção de valorizar e tornar positivas as referências históricas e culturais da população afrodescendente em sala de aula;
• Auxiliar os professores a pensar formas pedagogicamente adequadas de abordar/celebrar datas como “Dia do Índio” e “Dia da Consciência Negra” na escola, tendo-se em vista a importância da educação para as relações étnico-raciais e o combate ao racismo.