Jogando, compondo, tocando, dançando e contextualizando, assim é o clima da
formação em brincadeiras de roda. As danças sempre foram um importante componente cultural da humanidade. E a cultura brasileira é rica em danças que representam as tradições e a cultura de uma determinada região. Estão ligadas aos aspectos religiosos, festas, lendas, fatos históricos, acontecimentos do cotidiano e brincadeiras. E as danças em roda, em particular, estiveram presentes na história da humanidade e refletiam a necessidade de comunhão, celebração e união entre as pessoas.
A formação em Brincadeiras de roda é um convite para os professores aprenderem juntos a utilizar o valor educativo do jogo sustentado no envolvimento, na interação, na cooperação e na diversão. São apresentados vários brinquedos cantados, alguns com extenso desdobramento narrativo, o que permite brincar de dramatizar a partir dos textos cantados. Os participantes entram em contato com uma gama variada de brincadeiras, oriundas de diferentes regiões do Brasil. Aprendem a executar as rodas e adquirem condição para executá-las, promovendo transmissão destes valiosos conteúdos da cultura lúdica infantil. Uma coletânea de parlendas e canções tradicionais da infância é compartilhada com os professores para que possam dar continuidade ao disseminando junto aos alunos.
Cada tema proposto de formação continuada da Parabolé pode ser de curta duração, realizado em um único dia, ou de modo continuado, espaçado ao longo de vários meses. Entre em contato para mais informações.