Selecione Categoria

Notícias

Praça de Campo Largo tem exposição de esculturas gigantes feitas pelas crianças do Projeto Tetear

No dia 28 de novembro a cidade de Campo Largo ganhou um conjunto de esculturas gigantes na praça Getúlio Vargas. A exposição nomeada “Um recado para o Mundo” representa o trabalho realizado na oficina de Artes Plásticas do projeto TETEAR (Tempo de Temperar Arte), ministrada pelo professor Toto Lopes. As peças ficarão expostas até o dia 10 de janeiro de 2017.

A obra representa 2 crianças e uma planta, tem aproximadamente 3 metros de altura e 6 metros de largura todo o conjunto. A ideia e a confecção foram feitas pelas 95 crianças que participaram da oficina. Com o objetivo de chamar atenção para os cuidados com a natureza, as esculturas representam as crianças regando a planta, simbolizando o zelo pelo Planeta. 

“Os alunos tiveram a iniciativa deste tema depois de definirmos com a Parabolé, produtora do TETEAR, que faríamos esculturas. As crianças demonstraram suas preocupações através de desenhos e conversas. Como professor, reuni todas as informações e surgiu então o caminho que todas queriam, dar um recado para o Mundo“, explica Toto Lopes. 

Segundo o professor, cada aluno deixou sua mão, sua marca nas esculturas, como um sinal de pare e repense. Enfatizando os assuntos propostos pelos alunos, como violência, pobreza, guerras, desmatamento, água, ar, diferenças, discriminação e administração política. Além da discussão sobre o tema, professor e alunos também elaboraram desenhos, estudaram cores, estudaram materiais de confecção e pintura antes de iniciarem a produção.

O TETEAR é um projeto sociocultural de formação artística que revela e ajuda a desenvolver o potencial criativo dos participantes. Só é viável a realização em função de patrocínios, contamos especialmente com a Caterpillar. Hoje o projeto possui cerca de 400 alunos em 5 diferentes modalidades de oficinas, explica Nélio Spréa, idealizador do projeto.

Tags:

TETEAR
O projeto Tempo de Temperar Arte, criado e desenvolvido pela Parabolé Educação e Cultura, já alcança o 5ª ano de realização. A iniciativa, que acontece em Campo Largo, oportuniza o acesso à formação artística e a expressões culturais a um público que tem poucas condições de vivenciar esse contato. São diferentes oficinas gratuitas e periódicas com base em linguagens artísticas, como canto, circo, dança, teatro de bonecos e artes plásticas. O projeto é fruto de aprovação na Lei Rouanet, de incentivo à cultura, e conta com a Caterpillar como principal patrocinadora. Cerca de 400 crianças e adolescentes, de 7 a 17 anos, alunos de escolas públicas ou cadastrados em projetos sociais, participam do TETEAR em 2016. 

Sobre a Parabolé
A Parabolé Educação e Cultura, fundada em 2008, tem como objetivo promover arte e cultura como elementos de transformação educacional e social. Já empreendeu mais de 50 projetos culturais, circulou por oito estados do Brasil e recebeu diversos prêmios. Entre os produtos culturais e educacionais que concebe, destacam-se espetáculos, CDs, livros, filmes, oficinas, cursos e palestras direcionados principalmente para crianças, adolescentes, pais e educadores. Todos os produtos são resultados de projetos e pesquisas que utilizam referências estéticas contemporâneas e evocam conteúdos das tradições populares. Ao intervir no cotidiano das instituições de ensino de forma criativa e estreitar o laço entre a Cultura e a Educação, a Parabolé passou a ser reconhecida pela originalidade e alcance de suas ações. Em 2012, criou a Parabolé Editora, que publica e distribui títulos literários, musicais e audiovisuais.

SERVIÇO:
Exposição da oficina de Artes Plásticas do projeto TETEAR
Período de exposição: 28 de novembro a 10 de janeiro de 2017
Local: Praça Getúlio Vargas (ao lado do Museu Histórico de Campo Largo)

Loja Virtual

Aproveite nossa loja online.
Receba em casa os produtos da Parabolé e de parceiros!

CapaDVD Palmas pra que te quero baixa   shop-2-inside   Bichos e buchichos baixa

Palmas pra que te quero - DVD

 

Villa das crianças - CD

 

Bichos e buchichos - CD/Livro

+ detalhes

 

+ detalhes

 

+ detalhes

acesse a loja virtual

base verm

Parabolé Educação e Cultura

Rua Assunta Biagini, 79 - Bigorrilho

Curitiba/PR - Cep. 80710-400

(41) 3027-5821

(41) 9681-3030

contato@parabole.com.br

 

Palavras mais Buscadas

Contratar espetáculos infantis | Contratar espetáculos
musicais para crianças | Formação continuada de
educadores | Palestras sobre educação infantil |
Espetáculos infantis para escolas | Espetáculos infantis
para eventos | Livros para crianças | CDs infantis