Nélio Spréa é destaque no cenário de arte-educação

Produtor cultural, músico, pesquisador e palestrante, o arte-educador reúne em sua carreira diversas pesquisas aliadas a experiências práticas dentro da escola.

Nélio Spréa, um dos sócios-diretores da Parabolé Educação e Cultura, reúne vários projetos de arte-educação em sua carreira. Mestre e Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Spréa é produtor cultural, educador, músico, pesquisador e palestrante na formação pedagógica de professores de várias regiões do Brasil.

Dedicado à revitalização do espaço escolar ao fomentar práticas pedagógicas voltadas a uma educação mais sensível e à valorização e divulgação da cultura brasileira, o arte-educador já desenvolveu e coordenou dezenas de projetos sociais dirigidos a escolas públicas e comunidades carentes, atendendo gratuitamente mais de 60.000 crianças e jovens. Além de tudo isso, Spréa é autor de livros, CDs e filmes infantis. Entre eles se destacam o livro e documentário “Brincantes”, que recebeu a menção honrosa do Prêmio Pierre Verger 2010 (Associação Brasileira de Antropologia) e o curta-metragem “O Fim do Recreio”, premiado em diversos festivais brasileiros de cinema infantil.

O Fim do Recreio
Vencedor de diversos prêmios nacionais de cinema, O Fim do Recreio é um material pedagógico para trabalhar com alunos e professores questões como protagonismo, ludicidade, trabalho em equipe e diversificação curricular. Nélio Spréa, ao lado de Vinicius Mazzon, dirige a obra que conta a história de um suposto projeto de lei que tramita no Congresso Nacional e que pretende de acabar com o recreio escolar. Ao mesmo tempo, em uma escola municipal de Curitiba, um grupo de crianças pode mudar todo esse desfecho.

Brincantes
O documentário é fruto de uma extensa pesquisa realizada em escolas da Rede Municipal de Ensino de Curitiba com crianças de 3 a 11 anos, durante os intervalos do recreio. Além de observar a prática das brincadeiras, esta publicação dá voz às crianças e privilegia o seu argumento. Dirigido em parceria com o cineasta Elisandro Dalcin, o filme provoca uma reflexão sobre o brincar e a escola, fazendo com que a comunidade escolar reconheça a si própria não apenas pelas suas normas ou pelo seu currículo oficial, mas também pela cultura produzida e experimentada cotidianamente pela sua comunidade, da qual as crianças são parte essencial. Além do material audiovisual, a pesquisa também rendeu a publicação de um livro.

Temas abordados por Nélio Spréa em suas palestras
• A função social do professor e a importância da escola
Foco: todos os públicos
Palestra que aborda diferentes modos de se compreender o papel da Educação na transformação das realidades sociais e na transmissão de cultura. Discute-se os aspectos mais significativos do ofício de educar a partir de quatro dimensões: a ética, a ambiental, a corporal e a cultural. Recheada de canções e poesia, a palestra promove a sensibilização dos profissionais da educação sobre as funções da escolarização na sociedade contemporânea.

• Ninguém é igual a ninguém: reflexões sobre afeto, limite e diferença
Foco: todos os públicos
Esta palestra promove a reflexão sobre dois aspectos inerentes ao processo de desenvolvimento humano: a socialização e a singularização do indivíduo. Através de uma abordagem direta, lúdica e valendo-se da apresentação de vídeos, histórias e canções, o palestrante procura sensibilizar o público sobre a necessidade de acolhermos e valorizarmos as diferenças pessoais, de modo que a demarcação de limites e regras seja também uma conquista afetuosa e mútua entre pais e filhos, e entre professores e alunos. O respeito à diferença e o desenvolvimento de uma escuta aguçada podem revelar caminhos prazerosos na construção da relação afetiva e potencializar a aprendizagem.

• Cultura e Criatividade na Escola
Foco: todos os públicos
Palestra que promove a reflexão sobre a capacidade de crianças e adolescentes de produzirem cultura a partir de propostas não formais ou não curriculares de ensino. Através de histórias, canções, vídeos e apontamentos teóricos, Nélio Spréa provoca um questionamento sobre a vazão da liberdade criativa e sugere caminhos pelos quais a criatividade floresce. A palestra discute de modo claro e simples o conceito de cultura, destaca a importância da promoção de novas formas de ensino e propõe soluções para uma revitalização do cotidiano escolar.

• Quem conta um conto aumenta um ponto
Foco: profissionais da Educação infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental
Palestra que apresenta reflexões sobre o uso da contação de histórias na Educação Infantil e Séries Inicias do Ensino Fundamental e aponta sinais do modo como as crianças leem o mundo a sua volta muito antes de reconhecerem os códigos da escrita. Discute-se como o gosto de ouvir narrativas potencializa o gosto de ler e como o gosto de contar histórias é condição para o desenvolvimento de uma boa escrita.

• O trabalho na brincadeira e a brincadeira no trabalho
Foco: todos os públicos
Nesta palestra, Nélio Spréa apresenta reflexões sobre como a ludicidade pode se tornar, ao mesmo tempo, princípio, motivação e produto de uma trajetória profissional. A ideia em questão é simples: a seriedade, a criatividade e o comprometimento no trabalho são atitudes que coincidem com o comportamento lúdico. Brincando em cena com a plateia, o palestrante demonstra como a relação do ser humano com o brincar é inaugurada nos procedimentos básicos do cuidado materno, intensifica-se na construção das brincadeiras da infância e se expande na trajetória profissional, servindo de base para o desenvolvimento da criatividade. Neste sentido, todo ser humano é considerado portador de criatividade, uma vez que carrega em sua história de vida os elementos de uma tradição lúdica.

Outros temas:
• A Invenção das Brincadeiras
• As Culturas Infantis
• Brincadeiras cantadas: Encantos de um Brasil profundo
• Da sola do pé ao pé da letra: Música na escola

Livros de autoria de Nélio Spréa
• Palmas pra que te quero. A Magia dos jogos de mãos
Esta obra apresenta algumas reflexões e análises sobre o mundo das brincadeiras tradicionais da infância.

• Brincantes
Livro que analisa o significado do brincar na escola a partir do ponto de vista das crianças. Acompanha DVD com documentário audiovisual.

• Bichos e Buchichos
Divertida coletânea de cantigas, parlendas e histórias. Em cada uma delas, surge um bicho diferente trazendo desafios e brincadeiras que estimulam a oralidade e favorecem o letramento.

• A Grande Corrida
Os versos foram inspirados na história de Manoel Oliveira, conhecido também como Mestre Manelim, um dos maiores violeiros do Brasil.

• A Menina e o Siri
Conta a história de uma menina que faz amizade com um siri nas areias da praia. Eles encantam a todos com o gingado de uma dança bem brasileira.

• O Neném e a Borboleta
A obra traz o encantamento de um menino, que está em seu berço, por uma taturana amarela. Em comum entre os dois, os desafios do desenvolvimento e a descoberta de novos mundos.

• A Grande Roda de Histórias
Inspirado em relatos de pessoas comuns, como donas de casa, freiras, professoras, jovens e adolescentes, o livro reúne contos baseados em experiências, frustrações e surpresas de personagens com os quais o leitor identifica-se facilmente.

Mais informações para a imprensa:
Talita Vanso: 41-9991-5985
Patrícia Melo: 41-9643-0164
Simone Meirelles: 41-9104-2282

Loja Virtual

Aproveite nossa loja online.
Receba em casa os produtos da Parabolé e de parceiros!

CapaDVD Palmas pra que te quero baixa   shop-2-inside   Bichos e buchichos baixa

Palmas pra que te quero - DVD

 

Villa das crianças - CD

 

Bichos e buchichos - CD/Livro

+ detalhes

 

+ detalhes

 

+ detalhes

acesse a loja virtual

Parabolé Educação e Cultura

Rua Assunta Biagini, 79 - Bigorrilho

Curitiba/PR - Cep. 80710-400

(41) 3027-5821

(41) 9681-3030

contato@parabole.com.br

 

Palavras mais Buscadas

Contratar espetáculos infantis | Contratar espetáculos
musicais para crianças | Formação continuada de
educadores | Palestras sobre educação infantil |
Espetáculos infantis para escolas | Espetáculos infantis
para eventos | Livros para crianças | CDs infantis